segunda-feira, 29 de junho de 2009

Jornalistas ou Cozinheiros

No ultimo dia 17 de Junho/2009 o STF (Superior Tribunal Federal), divulgou o veredicto que torna não mais obrigatório o diploma na formação dos profissionais da área de Jornalismo. A decisão foi o desfecho nada desejado pelos profissionais da área , de uma novela que teve inicio em outubro 2001 e veio se arrastando desde de então nos tramites judiciais defendendo a tese de que não era necessario o diploma para exercer a profissão. Sendo que por fim em seu ultimo ato a votação, que assumiu um carater polemico desde o anuncio de sua realização se encerrou da seguinte forma 8 votos a favor da não obrigatoriedade e um a favor. Com este parecer jornalistas, estudantes e faculdades que oferecem o curso de Jornalismo em sua grade se posicionaram de maneira contraria, prova disso é que na web ja esta circulando um abaixo assinado eletronico e convocações para manifestações que estão sendo promovidas pelo sindicato dos Jornalistas. No intuito de defender a profissionalização de seu trabalho. Afinal hoje se estingue a obrigatoriedade do diploma o que nos garante que isso vai parar por ai, uma vez que dentro da visão dos nossos magistrados não é necessario se ter conhecimentos especificos para se produzir um texto de carater academico e etico dentro do que nossa formação abrange. Tais fatos expressam toda e qualquer falta de respeito e etica para com os profissionais da comunicação e porque não dizer para com o publico em geral pois este deveria ter o direito a receber um trabalho de qualidade, mais pelo o que tudo indica como nos foi claramente dito pelo Sr. Gilmar Mendes qualquer um pode ser jornalista como ficou bem explicito em sua declaração onde o mesmo compara jornalistas a cozinheiros.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

PANORAMA

Muita expectativa e planos para organizar a quarta Mostra de Cinema Comentado realizado pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, que ocorreu nos dias 08,09 e 10 de Junho no auditorio da faculdade. O evento contou com a participação dos Jornalistas Carlos Henrique Santiago, Marcelo Miranda, Clarisse Alvarenga, Jose Ricardo, Marcelo La Carreta e Ivete Waltv Professora do curso de Letras da UFMG Doutora em Lietratura Comparada.
O evento que foi aberto não só aos alunos da instituição mais também ao publico em geral visava criar uma maior aproximação dos diversos publicos , com as produçoes do cinema nacional, mais mesmo tanta elaboração não foi capaz de impedir que durante todos os dias a mostra contasse com um publico bem escaço quando se faz uma comparação com as edições anteriores do evento onde a participação por parte dos alunos era mais expressiva.
Apesar do evento transcorrer com a exibição de obras como: "São Bernardo", "Eu,Você e Todos Nós", "Quantum of Solace" entre outras produções, contar com a conceituãção expositiva por parte do convidados sobre as diversas obras e suas tematicas dentro do conceito de realidade e ficção no cinema. Mesmo todos estes pontos não impediram que a escolha da data de realização da Mostra interferisse em seu resultado, afinal a proximidade das datas das provas e entrega de trabalhos cabou por forçar muitos a não participar e a alguns professores de outros cursos a não liberar seus alunos para participar do evento, que pelo o que parece passou despercebido dentro da instituição.

domingo, 7 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bom X Mau

Após muitas especulações es que se definiu a data da Quarta Mostra de Cinema comentado que será realizada pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, nos decorrer dos dias 08,09 e 10 de Junho, o que vem a ser um alivio para alguns dos alunos que estavam pairando sem saber ao certo se seria ou não possível à realização do evento devido a pequena seqüência de incompatibilidades com relação à disponibilidade dos convidados.
Sendo, no entanto que para a felicidade de alguns e a insatisfação de outros a mostra esta confirmada e contara com a apresentação de trabalhos de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda.
Esta edição da mostra esta chamando a atenção dos alunos e gerando uma divisão de águas , uma vez que alunos ou ate mesmo ex-alunos como Tiago dos Santos que se formou em administração no semestre passado, vêm as mudanças no formato do evento como um diferencial o tornando ate mais atraente não só para os alunos como ao publico externo.
Tiago também ressalta a grande sacada em deixar os convidados escolherem os títulos da programação, pois assim estes estariam muito mais embasados em suas discussões sobre as obras.
Porem em contra partida outros alunos ficaram insatisfeitos com a data definida para a realização do evento como afirma o estudante de Jornalismo Thiago Branco Lopes que esta cursando o oitavo período e questiona a falta de tempo devido os vários trabalhos e ate mesmo a questão da proximidade com as provas finais e o processo de elaboração de monografia como vem a ser o caso dele.
Mais mesmo com estes questionamentos e observações a mostra ira contar com a participação e coordenação do Coordenador do curso de Jornalismo Marcelo Freitas e trará títulos como : O Prisioneiro da Grade de Ferro(2004) de Paulo Sacramento; São Bernardo(1972) entre outros.

quinta-feira, 4 de junho de 2009